Dor no estômago: causas e sintomas
28 de fevereiro de 2019
Entenda melhor o exame toxicológico
13 de março de 2019
Exibir tudo

A sinusite crônica é a inflamação da mucosa dos seios da face que tem como característica a permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse. Na maioria das vezes, ela é causada por bactérias, pelo uso excessivo de antibióticos ou pelo tratamento incorreto de uma sinusite. Além disso, a rinite alérgica mal controlada também pode levar a sinusite crônica, assim como alterações nas vias respiratórias, desvio do septo e imunidade enfraquecida.

Sintomas

As manifestações clínicas duram, em média, 12 semanas ou mais, podendo acontecer após um ou vários episódios de sinusite aguda que apresenta febre, dor no corpo e secreção nasal intensa. Quando a doença atinge a fase crônica, os sintomas mais comuns são:

  • Dor persistente na maçã do rosto;
  • Sangramentos nasais;
  • Sensação de pressão dentro da cabeça;
  • Tosse crônica;
  • Mal hálito.

Tratamento

O tratamento desse problema pode ser feito com medidas simples como lavagem nasal com soro fisiológico, uso de remédios como antibióticos, antialérgicos e corticoides. Em casos mais graves, indica-se procedimentos cirúrgicos para drenagem do muco acumulado e ou para correção de alterações do septo nasal.

A sinusite crônica, se não for tratada adequadamente, pode oferecer riscos como o surgimento de crises de asma, pneumonia, meningite, infecção dos olhos e até abscessos cerebrais.

Entre em contato com o Dr. Imuvi e agende a sua consulta.