O que é estrófulo?
27 de novembro de 2018
O que é a Super TPM?
11 de dezembro de 2018
Exibir tudo

No mês de dezembro é feita a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de pele pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O intuito da campanha é conscientizar a população sobre os perigos dessa doença. Segundo o INCA, 30% dos tumores malignos incidentes no Brasil são de câncer de pele.

A principal causa do câncer de pele é a excessiva exposição à luz do sol, surgindo com mais frequência em áreas mais expostas como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, costas e ombros.

O câncer da pele pode se parecer com pintas ou outras lesões benignas. Por isso, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade.

Somente um exame clínico feito por um médico especialista ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, porém é importante estar sempre atento a sintomas como lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, pintas pretas com bordas irregulares, ferida que não cicatriza podendo haver coceira ou sangramento.

Os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente. Podem ser feitas cirurgias de remoção do câncer, curetagem e terapia fotodinâmica, tudo depende do tipo e extensão da doença.

Evite a exposição excessiva ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV com protetores solares, além disso use chapéus, óculos escuros, sempre observar a própria pele e consultar um dermatologista regularmente.

Entre em contato com o Dr. Imuvi e agende sua consulta.