Papel do neuropediatra no desenvolvimento infantil
24 de julho de 2018
Como cuidar da conjuntivite alérgica
7 de agosto de 2018
Exibir tudo

Pequenos filamentos arroxeados ou vasos grossos e sinuosos aparentemente visíveis na pele, os conhecidos vasinhos e varizes são um grande incômodo, principalmente para as mulheres. Para solucionar esse problema o profissional médico angiologista pode, por meio da escleroterapia, diminuir ou até mesmo eliminar as veias.

Trata-se de um procedimento utilizado principalmente nos membros inferiores, em que é aplicado um medicamento dentro do vaso doente gerando uma reação inflamatória, o que fará com que o vaso desapareça lenta e progressivamente.

Tipos:

  • Telangectasias: veias finas, de cor, com calibres entre 0,1 e 1 mm;
  • Reticulares: maiores que as anteriores, com calibre médio até 4 mm;
  • Veias varicosas de grossos calibres, acima de 4 mm.

Os principais sintomas são dor, sensação de peso e inchaço nos membros inferiores.

Há diversas formas de realizar a escleroterapia, as mais comuns são:

· Escleroterapia com substância líquida: realizada através da aplicação de uma injeção com produto esclerosante diretamente no local das varizes;

· Escleroterapia com espuma: feita apenas em casos especiais e consiste na aplicação de uma substância esclerosante, em forma de espuma densa, diretamente nas varizes;

·Escleroterapia a laser: em geral é realizada em conjunto à escleroterapia líquida ou espuma. O laser trata as varizes por meio físico, ou seja, calor, enquanto a escleroterapia líquida ou espuma trata por meio químico, ou seja, por inflamação do vasinho. Não é recomendada para pessoas que possuem pele muito bronzeada ou negra.

Após realizar a escleroterapia, o paciente pode retornar às suas atividades rotineiras, porém alguns médicos recomendam o uso de faixa ou meia elástica por algumas horas após o procedimento. É recomendado que exercícios de alto impacto sejam evitados no mesmo dia.

Se você sofre com as varizes, entre em contato com os profissionais do Dr. Imuvi para agendar a sua consulta e solucionar esse problema.