Como saber que meu filho está com Otite?
16 de julho de 2017
Sou diabético: como me cuidar?
30 de julho de 2017
Exibir tudo

23A Gastrite é uma inflamação que afeta a mucosa do estômago provocando dores, indigestão, azia, perda de apetite e enjoo. Pode ser causada por diversos fatores como má alimentação e contaminação pela bactéria Helicobacter pylori. Quando não tratada pode evoluir para casos mais graves, formando úlceras e ocasionando câncer. Listamos abaixo as principais formas de prevenção da doença:

– Manter Alimentação Equilibrada
É importante evitar alimentos gordurosos, condimentados e industrializados, pois sua digestão é mais lenta e exige maior produção de suco gástrico, o que pode afetar a saúde do estômago. Além disso é preciso mastigar bem os alimentos para facilitar sua digestão e comer de 3 em 3 horas.

– Evitar cigarro, bebidas alcóolicas e café
Tanto o álcool, como o cigarro e o café estimulam a produção suco gástrico, afetando mucosa estomacal.

– Manter higiene
A bactéria Helicobacter pylori pode ser contraída pela saliva e por alimentos contaminados, por isso é importante manter hábitos de higiene lavando bem as mãos e evitando o compartilhamento de talheres e copos. Além disso, é preciso lavar bem os alimentos antes de seu preparo.

– Evitar situações de estresse
O estresse e a ansiedade desregulam as funções do organismo e podem aumentar a secreção de suco gástrico. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos ou atividades que proporcionem descontração e relaxamento.

– Evite se automedicar
Os anti-inflamatórios, muito utilizado pelas pessoas, afetam a produção do suco estomacal, por isso é sempre recomendado consultar um médico para a orientação.
Caso apresente os sintomas é preciso consultar o Médico Gastroenterologista para diagnóstico e tratamento específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *