Reembolso sem dor de cabeça!
12 de fevereiro de 2019
Dor no estômago: causas e sintomas
28 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

O senso comum diz que todo espirro é gripe, mas, na verdade, essa é apenas uma das doenças respiratórias capazes de provocar espirros. Para diferenciar, é fundamental saber a origem e os sintomas de cada uma delas.

Gripe
Ocasionada pelo vírus Influenza A e B, a gripe é bastante contagiosa e pode ser transmitida até por gotículas de saliva.

Seus sintomas são mais intensos do que os demais, podendo até deixar a pessoa acamada. Alguns deles são: dores no corpo, febre alta, cansaço, espirros, tosse e obstrução nasal.

O tratamento pode ser feito tanto por recomendação médica quanto por métodos caseiros, como a ingestão de líquido e o aquecimento dos pés.

Resfriado
O resfriado é uma infecção da garganta e do nariz causada pelo Rinovírus cujos sintomas mais comuns são: tosse, coriza, faringite branda, espirros, olhos lacrimejando e febre baixa.

Por ser um quadro mais leve, a pessoa consegue manter sua rotina de trabalho, mesmo se estiver com a sensação de peso na cabeça e irritação na garganta. O tratamento com remédios específicos costuma ser bastante eficaz.

Rinite alérgica
A rinite alérgica tem origem na inalação de irritantes respiratórios (perfumes, produtos de limpeza, poluição, entre outros), alérgenos (pelo e saliva de animais, ácaros da poeira e fungos) e infecções bacterianas.

Os sintomas mais comuns são coceira no céu da boca, no nariz e nos olhos, congestão nasal, olheiras e lacrimejamento.

Para cuidar da rinite alérgica é necessário controlar a exposição aos alérgenos e os efeitos da inflamação na mucosa nasal com medicamentos anti-histamínicos.

Caso algum desses sintomas apareça, entre em contato com o Dr. Imuvi e agende a sua consulta.