Por que fazer uma nasofibroscopia?
22 de maio de 2018
Conheça os diferentes tipos de métodos contraceptivos
5 de junho de 2018
Exibir tudo

As estações mais frias do ano, outono e inverno, são as mais complicadas para a saúde, e por isso a população acaba ficando doente. Seja com gripe, resfriado ou rinite alérgica, patologias diferentes com sintomas parecidos.

Durante essa época é comum encontrar pessoas com prurido e congestão nasal, coriza, espirros e tosse. Como os sintomas nasais estão presentes na patologia há certa confusão, mas é possível diferenciá-las:

Gripe: trata-se de uma infecção viral causada pelo vírus da Influenza. Os principais sintomas são dores musculares, febre alta, tosse, congestão e secreção nasal espessa e indisposição física. O tempo médio de recuperação é de dez dias.

Resfriado: é uma infecção viral causada, normalmente, pelo rinovírus. Os sintomas são: secreção e congestão nasal, espirros, dor de garganta e febre baixa. É normal que esses sintomas durem de dois dias a uma semana.

Rinite Alérgica: é uma inflamação da mucosa de revestimento nasal, depois da exposição do indivíduo aos alérgenos, que podem ser vários, por exemplo: ácaros, polens, fungos, epitélio de animais, poeiras. Os sintomas são: obstrução nasal, coriza, espirros e prurido nasal. Tanto os sintomas quanto a intensidade deles pode mudar de pessoa para pessoa. Não se trata de uma patologia contagiosa e também não causa febre.

Para o tratamento da gripe e do resfriado é recomendada a ingestão de analgésicos, adquirir uma alimentação saudável e beber mais água, além de, anualmente, tomar a vacina contra o vírus da gripe. Já no caso da rinite, é necessário manter um controle do ambiente, reduzindo os alérgenos. O paciente deve realizar imunoterapia específica e ingerir medicamentos adequados.

É importante que o paciente não se automedique e busque médicos especializados para realizar o diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento. Se você está com algum dos sintomas citados, entre em contato com os profissionais do Dr. Imuvi e agende a sua consulta. Cuide da sua saúde durante a época de frio.