Saiba quais são os sinais de intolerância a lactose
19 de junho de 2018
Doenças reumatológicas pioram com o frio?
3 de julho de 2018
Exibir tudo

As lesões musculares podem estar presentes na vida de todas as pessoas, desde os mais sedentários até os atletas de alto nível, todos podem estar sujeitos a qualquer tipo de dano. A contusão na musculatura está relacionada à sobrecarga, seja por um trauma agudo ou por um excesso de treinamento.

Como a busca pela prática esportiva cresceu consideravelmente nos últimos anos, da mesma forma as lesões e a busca por tratamento adequado também aumentaram. Esses traumas representam cerca de 50% de todos os danos relacionados ao esporte. Nos Estados Unidos da América acontecem, aproximadamente, 10 milhões de lesões relacionadas esportivas por ano.

As lesões mais comuns são: Quadríceps, adutores da coxa, panturrilha, flexores da coxa e bíceps braquial.

O impacto das lesões no dia a dia, assim como a necessidade e urgência no tratamento, é sempre proporcional à importância que a saúde muscular desempenha na vida de cada um. No caso de atletas de alto rendimento, é normal que o médico tenha que acelerar o tratamento e o processo de recuperação muscular; já quando se trata de indivíduos sedentários, o profissional pode ser mais sutil nas estratégias e opções de tratamento.

Ao sentir qualquer tipo de dor muscular, o mais indicado é buscar um ortopedista para que seja feita a avaliação adequada. O diagnóstico é feito por meio do exame físico, podendo ser utilizados métodos de imagem como RNM, USG e Termografia.

O tratamento sempre varia de acordo com o estado da lesão, a condição do paciente e a indicação médica. De maneira geral, as lesões musculares são tratadas com repouso, uso de medicação e fisioterapia; só os casos mais graves são tratados com cirurgia.

Para prevenir esse tipo de incômodo, é indicado atividade física regular, bom alongamento da musculatura e aquecimento correto antes de iniciar qualquer tipo de exercício.

Dr. Imuvi está com uma equipe nova, tanto na área de ortopedia quanto na de fisioterapia, com profissionais capacitados e qualificados para tratar as mais variadas dores e devolver o seu bem-estar. Entre em contato conosco e agende a sua consulta, não deixe a saúde para depois, cuide-se regularmente.