Dezembro Laranja: Combate ao Câncer de Pele
4 de dezembro de 2018
O glúten é, realmente, um vilão?
17 de dezembro de 2018
Exibir tudo

O transtorno disfórico pré-menstrual, também conhecido como TDPM ou Super TPM, é uma condição que surge antes da menstruação causando sintomas semelhantes à TPM, como desejos por comida, mudanças de humor, cólicas menstruais ou cansaço excessivo, porém de maneira mais agressiva, dificultando e incapacitando a prática de atividades diárias. Há casos em que pode acarretar crises de ansiedade e desenvolvimento de depressão.

Causas

Apesar de não serem muito conhecidas as causas específicas para o surgimento deste transtorno, é provável que aconteça principalmente em pessoas com maior disposição a variações emocionais, pois são intensificadas por alterações hormonais da menstruação.

Sintomas

Existem sintomas parecidos com a TPM comum, como inchaço abdominal, dor nos seios, alterações de humor e cansaço, pessoas com transtorno disfórico pré-menstrual podem apresentar também sintomas do tipo emocional ou comportamental, como sensação de desespero ou tristeza extrema, ansiedade e estresse, alterações bruscas de humor, crises de pânico e dificuldade de pegar no sono.

Tratamento

O tratamento da Super TPM é feito para aliviar os sintomas da paciente e pode variar de acordo com cada caso.  Eles são feitos com antidepressivos, pílula anticoncepcional, analgésicos, vitaminas e plantas medicinais. Juntamente com isso, é importante ter um estilo de vida saudável, fazer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e evitar substâncias como o álcool e o cigarro.

Entre em contato com o Dr. Imuvi e agende sua consulta.