Conheça os principais exames oftalmológicos
10 de julho de 2018
Papel do neuropediatra no desenvolvimento infantil
24 de julho de 2018
Exibir tudo

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o homem vive cerca de sete anos a menos do que a mulher. No dia 15 de julho é comemorado o Dia Internacional do Homem e o principal objetivo desta data é a conscientização sobre os cuidados com a saúde.

A maior parte das doenças que atingem a população masculina está ligada à especialidade do urologista, como câncer de pênis, câncer de testículo, cálculo renal disfunção erétil e infertilidade.

A urologia cuida de toda a parte urinária do corpo do homem, além do sistema reprodutor ‒ que envolve testículo, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis. O profissional dessa especialidade também cuida dos órgãos: rins, ureteres, bexiga, urina e uretra.

Essas são as doenças que mais fazer os homens procurarem o urologista:

  • Câncer de próstata

É o tipo de câncer que mais atinge o público masculino em todo o mundo. Quanto mais cedo foi descoberto, para assim iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura. O toque retal é o exame que deve ser realizado para descobrir esse tipo de condição, e deve ser repetido regularmente a partir dos quarenta anos de idade;

  • Disfunção Erétil

Trata-se da incapacidade de manter uma ereção do pênis por tempo suficiente para a prática de uma relação sexual. É recomendado que o paciente busque ajuda médica para descobrir a causa, que pode ser tanto psicológica quanto orgânica, ou uma combinação entre eles;

  • Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)

Consiste no crescimento benigno da glândula que pressiona o canal uretral, gerando dificuldade ao urinar. Nos casos mais graves, pode impedir o transporte da urina até a bexiga. É comum que atinja os homens a partir dos quarenta anos de idade.

Cuide da sua saúde regularmente, entre em contato com os urologistas do Dr. Imuvi e marque um horário.