Gastrite: 5 formas de prevenir
25 de julho de 2017
Homeopatia: Quais os benefícios?
6 de agosto de 2017
Exibir tudo

O diabetes é um distúrbio metabólico caracterizado pela ausência ou insuficiência de insulina no organismo, o que pode ocasionar alterações no índice de glicemia.
A doença, que já atinge cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, pode desencadear vários problemas, por isso, destacamos abaixo os principais cuidados que os diabéticos devem ter em seu cotidiano:
– Alimentação
A alimentação é parte fundamental para o tratamento do diabetes, dessa forma, é necessário o acompanhamento do Médico Endocrinologista e do Nutricionista para planejar a deita alimentar adequada a cada paciente;
– Cuide dos seus pés
O pé diabético precisa de muita atenção, pois, devido à insensibilidade, algumas feridas podem passar desapercebidas, o que pode ocasionar infecções e levar à sua amputação. Isso ocorre porque a alta taxa de glicemia no sangue deixa a pele mais propensa a lesões e infecções por fungos e bactérias. Além disso, os vasos sanguíneos ficam inflamados, dificultando a cicatrização.
Portanto, é essencial a escolha de sapatos e tênis apropriados, uso de meias recomendadas pelo médico, inspecionar os pés diariamente e manter a higiene dos do local para evitar micoses e outros tipos de doenças.
– Preste atenção aos machucados
Diabéticos possuem pele mais sensível e dificuldade de cicatrização, por isso é preciso estar sempre atento aos machucados, por menores que sejam;
– Consulte o Oftalmologista
A alta taxa de glicemia no sangue pode afetar os vasos sanguíneos dos olhos, o que desencadeia perda parcial da visão, ou, até mesmo, cegueira, dessa forma, é recomendado consultar o Oftalmologista regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *